sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Novo Processo de Montagem... OS SINOS (baseado na peça "Os Sinos", de Marcos Barbosa)


Pois bem, ontem oficializou-se o primeiro encontro que impulsiona a nova montagem da Companhia. Nos inspiramos na peça "Os Sinos", do premiado dramaturgo Marcos Barbosa. A peça foi escrita em Forteleza, em 1997, através da oficina de dramaturgia com Luís Carlos Maciel. No mesmo ano Marcos Barbosa ganha seu primeiro prêmio com a referida peça - Prêmio Oficina do Ator.


Nessa nossa montagem, mexemos no texto, recortamos, criamos relações que não existiam... Ou melhor, estamos descobrindo isso tudo na sala de ensaio. Tenho certeza que muita coisa pode mudar. De ante mão, existe uma preocupação com os rituais na peça, sobre tudo o ritual do Luto, da morte. Trabalharemos com o "vestir" desse luto, com o "vestir" as dores. As imagens também nos interessam... Trablharemos sempre cuidando da plástica da cena.


A peça, nos moldes que compomos, traz um retrato de uma típica família tradicional de interior. Valores morais e católicos inabalados, preocupação com o que os outros pensam, e uma reputação a zelar. Daí, não precisa dizer muita coisa... O teatro vai se utilizar disso tudo para criar personagens e sitauções dramáticas que detonem essa ordem. A situação é tão extrema que culmina na morte da jovem Ana, que será velada durante toda a peça.


Mas não entregaremos as coisas assim... Acompanhem os próximos capítulos....