Currículo da Companhia

A Cia. de Teatro Hedônicos completou quatro anos de existência e atuação artística na cidade do Salvador (no dia 28 de agosto de 2012). A Companhia desenvolve uma metodologia, que trabalha com a MEMÓRIA CORPORAL. Este corpo passa por um processo de desconstrução de vícios que são absorvidos no dia-a-dia, nesse nosso mundo cotidiano, e ao longo da trajetória do ator, o que chamamos de vícios de interpretação. Utilizando o conceito do encenador Eugênio Barba de extra-cotidiano do corpo-mente; é aquilo que ele de chama de “técnica”, trata-se de uma ruptura dos automatismos cotidianos. Em seguida este ator trabalha com as possibilidades de seu corpo, no sentido de investigação deste corpo e a projeção em cena. Nesta fase utilizamos os conceitos do encenador Vsévolod Meyerhold e do bailarino Rudolf Laban. 

Diante destes pensadores do corpo do ator, busca-se esta metodologia de pesquisa do corpo, que não se apropria destes conceitos e técnicas, mas utiliza-as como ferramentas no trabalho do corpo do ator. Tendo este corpo “limpo”, desmecanizado, ele estará pronto, aberto ao processo criativo onde age a Memória Corporal, no sentido de investigar a personagem a partir das vivências deste corpo ao longo de sua vida como um todo. Toda essa pesquisa foi aprofundada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através da orientação da profa. Dra. Jacyan Castilho, onde Tássio Ferreira (o orientando), desenvolveu um banco de exercícios que reúne as principais práticas de musicalidade corporal do país e do mundo.


A Companhia de Teatro “Hedônicos” tem em seu repertório os espetáculos Campo de Concentração e Vassoura Atrás da Porta ou Quarto Número Nada. Sendo que Campo de Concentração esteve em cartaz no ano de 2009 no Teatro Caballeros de Santiago. Vassoura Atrás da Porta ou Quarto Número Nada realizou três temporadas em Salvador no ano de 2010: Março no Café Teatro Zélia Gattai, Abril no Espaço Cultural Raul Seixas e Junho no Teatro Gamboa Nova. Em parceria com a Cia. Gota D’Água de Teatro, foi construído o espetáculo Abajur Lilás, em cartaz em 2010, na Sala 05 da Escola de Teatro da UFBA, desenvolvendo uma pesquisa particular acerca da dramaturgia marginal do renomado dramaturgo Plínio Marcos.
A Companhia valoriza a produção dramática local, encenando textos de jovens dramaturgos baianos. Trabalhamos também com práticas Criativas em dramaturgia, englobando processos colaborativos de construção do drama. Dentro destas práticas, pesquisamos os diferentes procedimentos dramatúrgicos das diferentes escolas de dramaturgia da história. Promovendo oficinas de construção dramática, a partir de estímulos diversos, como: músicas, telas, poesias, figuras, etc. Um curso de extensão foi desenvolvido em 2010, ministrado por Tássio Ferreira, na Escola de Teatro UFBA. O curso foi finalizado com a leitura dramatizada do texto “Esgotado”, de Mônica Leite – aluna do curso.



E recentemente, a convite da Ilusória Cia. de Teatro, coordenada por Hayaldo Copque e Vida Oliveira, participamos do II Festival Ilusório de Peças Curtas – um absurdo de teatro. Na ocasião, Tássio Ferreira dirigiu as peças “Rascunho SP 1”, de Marcos Barbosa e “1 X 1” (escrita especialmente para o festival), de Tássio Ferreira. O festival aconteceu no Teatro SESI Rio Vermelho, em Setembro de 2011.



Em Outubro de 2011, encenamos o espetáculo "Cipriano", dramaturgia e direção de Tássio Ferreira. A peça aconteceu no Espaço Cultural Raul Seixas.