sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Minifestival de Dramaturgia QUATRO CRAVOS PARA EXU


Hoje, dia 08 estréia o Minifestival de Dramaturgia QUATRO CRAVOS PARA EXU.

Uma iniciativa do Prof. Dr. Marcos Barbosa, após um curso de Extensão Universitária, na Escola de Teatro da UFBA de Iniciação à Dramaturgia.

(Da Esquerda para Direita: Daniel Guerra, Crstiane Barreto, Gildon Oliveira, Bárbara Pessoa, Tássio Ferreira e Fábio Nieto)

Alguns muitos exercícios foram feitos, para estimular o processo de criação dramatúrgica, sempre inspirados em imagens. Ao fim, esse curso resultaria em uma peça curta: de 10 a 15 páginas. Eram seis alunos, sendo que somente quatro concluiram as peças, inspiradas em uma série de fotografias LARÓYÈ, bem conhecidas do fotógrafo Mario Cravo Neto (1947-2009). Das fotos, nasceram as peças:




Meninas de Short e Sem Rosto de Cristiane Barreto
Cipriano de Tássio Ferreira
Pensando Bem... de Bárbara Pessoa 
Alfazema e Suor de Gildon Oliveira
(Fotografias das peças: Mario Cravo Neto)

Quem assina a Direção de Meninas de Short e Sem Rosto e Cipriano, é o Daniel Guerra (Baxkai) e, Pensando Bem... e Alfazema e Suor têm direção de Fabio Nieto (O Avental Todo Sujo de Ovo). Ainda na equipe técnica temos: Nando Zâmbia (Shirê Obá) na Iluminação, Ramona Azevedo assina a Maquiagem e Figurino, Cenografia de Hamilton Lima ( A Pedra do Meio-Dia) e Coordenação Geral da Diretora Elisa Mendes (Joana D'Arc).


Dentro de cada pequena grande obra, é possível encontrar as múltiplas facetas do mítico orixá EXU. Trazendo os múltiplos olhares que Mario Cravo Neto trouxe em sua série, desmistificando muitas vezes e figura diabólica trazida pela igreja católica, em oposição ao desconhecido.

Dentro do Festival acontecem muitas coisas: a publicação do livro Quatro Cravos para Exu, onde estão as peças na íntegra, e análises de algumas importantes figuras da dramaturgia Baiana, como: Cleise Mendes, Antônia Pereira, Catarina Sant'Anna e Cássia Lopes. No livro, elas tecem comentarios a cerca das obras lançadas. Ainda acontecerão leituras de textos inéditos de outros dramturgos, mesa de discussão com dramaturgoas baianos como: Gil Vicente Tavares, Cleise Mendes, Marcos Barbosa e outros.

Uma brilhante iniciativa dentro do cenário baiano, que encabeça o primeiro festival de Dramaturgia do estado, onde são laçadas quatro obras de quatro dramaturgos. Um espaço importante de discussão da dramaturgia Contemporânea, do que é produzido na Bahia, e a oportunidade e encenar textos contemporâneos, sendo o mais fiel possível a obra dramatúrgica.

Lembrar que o Minifestival acontece as Quintas, Sextas e Sábados do mês de Janeiro e algumas peças de estendem por Fevereiro. Sempre começando as 19h Meninas de Short e Sem Rosto e Cipriano, e as 20:30h Pensando Bem... e Alfazema e Suor. No Teatro Gamboa Nova - No largo dos Aflitos. Ingressos a R$5,00.