sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Minifestival de Dramaturgia QUATRO CRAVOS PARA EXU


Hoje, dia 08 estréia o Minifestival de Dramaturgia QUATRO CRAVOS PARA EXU.

Uma iniciativa do Prof. Dr. Marcos Barbosa, após um curso de Extensão Universitária, na Escola de Teatro da UFBA de Iniciação à Dramaturgia.

(Da Esquerda para Direita: Daniel Guerra, Crstiane Barreto, Gildon Oliveira, Bárbara Pessoa, Tássio Ferreira e Fábio Nieto)

Alguns muitos exercícios foram feitos, para estimular o processo de criação dramatúrgica, sempre inspirados em imagens. Ao fim, esse curso resultaria em uma peça curta: de 10 a 15 páginas. Eram seis alunos, sendo que somente quatro concluiram as peças, inspiradas em uma série de fotografias LARÓYÈ, bem conhecidas do fotógrafo Mario Cravo Neto (1947-2009). Das fotos, nasceram as peças:




Meninas de Short e Sem Rosto de Cristiane Barreto
Cipriano de Tássio Ferreira
Pensando Bem... de Bárbara Pessoa 
Alfazema e Suor de Gildon Oliveira
(Fotografias das peças: Mario Cravo Neto)

Quem assina a Direção de Meninas de Short e Sem Rosto e Cipriano, é o Daniel Guerra (Baxkai) e, Pensando Bem... e Alfazema e Suor têm direção de Fabio Nieto (O Avental Todo Sujo de Ovo). Ainda na equipe técnica temos: Nando Zâmbia (Shirê Obá) na Iluminação, Ramona Azevedo assina a Maquiagem e Figurino, Cenografia de Hamilton Lima ( A Pedra do Meio-Dia) e Coordenação Geral da Diretora Elisa Mendes (Joana D'Arc).


Dentro de cada pequena grande obra, é possível encontrar as múltiplas facetas do mítico orixá EXU. Trazendo os múltiplos olhares que Mario Cravo Neto trouxe em sua série, desmistificando muitas vezes e figura diabólica trazida pela igreja católica, em oposição ao desconhecido.

Dentro do Festival acontecem muitas coisas: a publicação do livro Quatro Cravos para Exu, onde estão as peças na íntegra, e análises de algumas importantes figuras da dramaturgia Baiana, como: Cleise Mendes, Antônia Pereira, Catarina Sant'Anna e Cássia Lopes. No livro, elas tecem comentarios a cerca das obras lançadas. Ainda acontecerão leituras de textos inéditos de outros dramturgos, mesa de discussão com dramaturgoas baianos como: Gil Vicente Tavares, Cleise Mendes, Marcos Barbosa e outros.

Uma brilhante iniciativa dentro do cenário baiano, que encabeça o primeiro festival de Dramaturgia do estado, onde são laçadas quatro obras de quatro dramaturgos. Um espaço importante de discussão da dramaturgia Contemporânea, do que é produzido na Bahia, e a oportunidade e encenar textos contemporâneos, sendo o mais fiel possível a obra dramatúrgica.

Lembrar que o Minifestival acontece as Quintas, Sextas e Sábados do mês de Janeiro e algumas peças de estendem por Fevereiro. Sempre começando as 19h Meninas de Short e Sem Rosto e Cipriano, e as 20:30h Pensando Bem... e Alfazema e Suor. No Teatro Gamboa Nova - No largo dos Aflitos. Ingressos a R$5,00.

2 comentários:

  1. Caros, será um imenso prazer participar de alguma mesa nesse evento importante e que merece aplausos. Só queria saber quando, pois não me avisaram ainda, nem qual será o tema.
    Sucesso e esse final de semana estou por lá.

    ResponderExcluir
  2. Gil,

    Essa mesa acontecerá no dia 19 de Fevereiro. Acho que será mais um espaço de grande valia. Esperamos você lá!

    ResponderExcluir