sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Curso de Extensão: PRÁTICAS CRIATIVAS EM DRAMATURGIA - UFBA

Tássio Ferreira, é Licenciando em Teatro pela Escola de Teatro - UFBA. Sua pesquisa de conclusão de curso, tange aspectos metodológicos de ensino de Dramaturgia, com título provisório de: Sedução ao Drama. Assim sendo, ele ministrará esse curso como experimentação da pesquisa que desenvolve na Universidade.


Informações do Curso:


ONDE?
Escola de Teatro - UFBA

QUANDO?
Todas as Segundas-Feiras
(Início dia 06/09/2010)


HORÁRIO?
Das 18:30 as 22:00h

QUANTO?
Gratuito

Disciplina: Dramaturgia / Carga Horária: 68 horas
Ministrante: Tássio Ferreira
Professor Coordenador: Marcos Barbosa
Professor Supervisor: Uendel de Oliveira
Público Alvo: Alunos do Curso de Licenciatura em Teatro, Letras e pessoas afins a temática.
Pré-Requisitos: Jovens a partir de 15 anos.



Ementa:

Iniciar o processo de criação em dramaturgia, partindo de diversos estímulos lúdicos.

Objetivos:
  • Investigar os gêneros épico, lírico e dramático;
  • Compreender as diversas definições do que vem a ser drama, contemplando as manifestações artísticas contemporâneas;
  • Criar e aplicar fichas-roteiros de aula, para avaliação paulatina;
  • Valorizar a prática dramatúrgica, através da criação de cenas a cada aula, dedicando-se ao fim do curso, a criação de uma cena maior de no máximo 10 páginas, culminando na leitura dramática dos textos no Teatro Martim Gonçalves;
  • Apresentar caminhos lúdicos de estímulos para construção de micro-cenas. 

    Conteúdo Programático:

    • Gêneros da Poética; 
    • Introdução aos elementos de criação em dramaturgia;
    • Elementos do Drama:

    - Estrutura Dramática;

    - Personagem;
    - Conflito;
    - Espaço dramático;
    - Tempo dramático;
    - Clímax;
    - Curva dramática;
    • Gêneros dramáticos;
    • Construção de cenas.
    INSCRIÇÕES...

    Baixe a ficha de inscrição e envie para o email:

    ciadeteatrohedonicos@gmail.com

    A lista dos selecionados será divulgada aqui no site no dia 03/09

    Breve Currículo:

    Tássio Ferreira nasceu em Salvador – Ba (1989), licenciando em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. Ator, Diretor, Dramaturgo e Professor de Teatro. Diretor Artístico e fundador da Companhia de Teatro Hedônicos no ano de 2008.

                Tem em sua formação o curso de Extensão de Iniciação a Dramaturgia – Grupo Dramatis de Teatro (CNPQ/UFBA), ministrado pelo Prof. Dr. Marcos Barbosa, e o curso de Extensão de Iniciação a Dramaturgia do Teatro do Absurdo, ministrado pelo Mestrando Uendel de Oliveira (PPGAC/UFBA) no ano 2009.  

                Como Dramaturgo, escreveu as peças: Cipriano (peça que integrou o Mini Festival de Dramaturgia (Org. pelo Prof. Dr. Marcos Barbosa) – Quatro Cravos para Exú – Janeiro de 2010, com a publicação do Livro de igual título, no Teatro Gamboa Nova); Campo de Concentração (Companhia de Teatro Hedônicos, 2009), O Mesmo Espelho (2008), Vassoura Atrás da Porta ou Quarto Número Nada (Resultado do Curso de Extensão em Dramaturgia do Teatro do Absurdo) e Interlúdio (2010).

               Como ator, participou das montagens: Quanto Custa um Homem? (Direção de Luiz Marfuz), ano de 2009; Navalha na Carne (direção: Carlos Sorac), ano de 2007; As Desventuras do Sr. Vampíricus (direção: Marta Sant’Ana), ano de 2003, dentre outras.

                 O repertório da Cia de Teatro Hedônico é composto pelos espetáculos Vassoura Atrás da Porta ou Quarto Número Nada (encenado nos teatros: Café Teatro Zélia Gattai, Espaço Cultural Raul Seixas, Teatro Gamboa Nova – 2010), Campo de Concentração (encenada no Teatro Caballeros de Santiago – 2009). Investiga na Cia, uma metodologia de Preparação de Ator baseada na Memória Corporal, a partir dos princípios de Meyerhold, Eugênio Barba e Jacyan Castilho.

               Participou dos seguintes cursos de formação de ator: A Biomecânia de Meyerhold, ministrado pela Profª. Drª Maria Thaís (ECA/USP), 2009; Mímica Corporal Dramática, realizada pelo MIMUS, 2009; Em Busca de uma Dramaturgia Física (Grupo TATO – Criação Cênica/ Fiac), ano de 2008; Musicalidade do Ator em Ação, ministrado pela  Profª Drª Jacyan Castilho (Vilavox), 2008.

                Como Professor de Teatro, tem experiência com oficinas de Dramaturgia, Preparação de Ator, Jogos Teatrais e Dramáticos para crianças e adolescentes, Cultura Afro-Brasileira, Mitologia Africana, escolas da rede pública. 





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário