terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estréia: Abajur Lilás

Release:

Abajur Lilás escrita há quarenta anos, mantêm seu vigor dramático e político inalterado, sendo mais uma vez montada em 2010 como uma homenagem póstuma ao grande autor Plínio Marcos, pela Cia. Gota D’Água de Teatro e a Cia. de Teatro Hedônicos – em parceria. A peça escancara o universo da prostituição, desnudando os estigmas da profissão, denunciando a violação dos direitos humanos e civis das prostitutas, como sendo também uma questão de gênero.

Os diálogos travados entre as prostitutas (Dilma, Célia e Leninha), o cafetão homossexual (Giro) e o guarda-costas torturador (Osvaldo), transporta o público para um mar de emoções. Não existe nada de fácil nas vidas de Célia, Dilma e Leninha. Para atender a ganância de Giro, seus corpos são vendidos de forma extenuante. Não há prazer nos caminhos dessas mulheres, só degradação moral e violência física. Na zona confinada que é apartamento de Giro o ambiente é arraigado pela hostilidade e cada uma se defende como pode. Dilma pela resignação a sua condição de mãe e pelo amor ao seu filho. Célia pela fúria, pela contraposição anarquista a opressão representada por Giro. Entre ataques e defesas vemos a nossa frente um conflito dramático baseado num ciclo de tortura mútua onde a morte se apresenta como horizonte permanente.

A dramaturgia foi modernizada buscando aproximar ainda mais o público baiano da linguagem e da estética de Plínio Marcos, pela inserção de palavras, gírias e expressões genuinamente soteropolitanas. Essa licença poética permitiu que peça suscitasse ainda debates sobre os crimes de pedofilia e o grande aumento no consumo de crack entre os jovens da capital baiana. A proposta é que Abajur Lilás - Poesia da Crueldade seja um espetáculo preenchido pela baianidade com o jeito de ser e as problemáticas da gente do lugar.

Serviço:
Onde: Sala 05, Escola de Teatro - UFBA. Rua Araújo Pinho 292- Canela – Salvador-BA. 
Fones: (71) 3283-7850/3283-7851
Quando: 19, 20, 21, 26, 27 de Novembro. 10 e 11 de Dezembro, às 20h. Aos sábados e domigos sessão extra às 17h.
Quanto: PQQ (Pague Quanto Quiser)
Realização: Cia. de Teatro Hedônicos e Cia. Gota D’Água de Teatro.
E-mail: contato.abajur@gmail.com

Contato: (71) 8703-6182 / 8708-7701


Ficha Técnica


Texto ð Plínio Marcos ð Direção e Adaptação ð Jhoison de Oliveria ð Assistente de Direção ð Tássio Ferreira ð Figurino ð Concepção Coletiva ð Maquiagem ð Iasmin Motta ð Cenografia ð Jhoison de Oliveria ð Luz ð Tássio Ferreira ð Cenotécnico ð Deilton José ð Operação de Som ð Jhoison de Oliveria ð Operação de Luz ð Taiana Lemos ð Fotografia ð Rômulo Alessandro ð Realização ð Cia. de Teatro Hedônicos e Cia. Gota D’água de Teatro.

                                                                                           Elenco

Amanda Nascimento[Dilma] ð Mabelle Magalhães[Célia] ð Monalisa D’Fonseca [Leninha] ð Tássio Ferreira [Giro] ð Thiago Rigaud [Osvaldo]

4 comentários:

  1. Como começar a fala de Abajur Lilás? Ainda não sei. Mas serei o mais sincera possível! Hoje, assisti à peça e fiquei maravilhada com o que vi e ouvi. Até hoje só li uma única peça de Plínio Marcos (Dois perdidos numa noite suja), não conhecia essa, mas gostei do enredo e da temática, e gostei ainda mais da interpretação de vocês e acima de tudo do "passado" dialogando com o presente.
    Parabenizo a todos pelo belíssimo espetáculo. Mas, parabenizo ainda mais Monalisa D'Fonseca, que interpreta a personagem Leninha ou apenas Inha (risos), pois parece que ela foi criada para interpretar a personagem, ou melhor, que o papel foi feito para ela. A sua interpretação é magistral, fiquei fascinada com o que vi e ouvi de sua boca, dos seus gestos. É uma pessoa que interpreta muito bem, e diria que está pronta para fazer outros papéis, digo isso como uma amante das artes, pois sou graduanda em letras vernáculas. O seu cabelo ruivo e seu batom vermelho deu vida a personagem, parecia que ali no palco não existia uma Monalisa interpretando, pois a interpretação foi magnífica,sem palavras.
    Que vocês continuem brilhando e melhorando cada vez mais, pois nos veremos, com certeza, em algum(ns) outro(s) espetáculo(s), e quero mne lembrar que já os vi! VIVA A ARTE COMO SE VIVESSE A VIDA!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos imensamente seus comentários.

    Com certeza nos encontraremos mais vezes... Nos viu onde? Rrsrsr

    Tudo de melhor para você. Por favor, ajude a divulgar nosso trabalho.

    Cordialmente,

    Tássio Ferreira

    ResponderExcluir
  3. muito bom!!tarssio otimo ator nao so ele mais como todos estao de parabens dia 10 estarei la novamente!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente, achei o espetáculo muito bom. É de dar um nó na garganta. Todos tão muito bem!Parece um filme de ação.Pra falar de verdade eu nem sou muito de ir no teatro porque no geral as peças chatas e longa como uma que eu vi no vila velha, Aff.Eu fui por acaso.Adoreiii.

    Bjos especiais para a Célia. Mas massa é ovalsdo!!!

    ResponderExcluir